quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Férias


Tirar férias no momento certo é dar uma renovada no ânimo.
É poder voltar e seguir em frente para mais uma jornada de desafios e conquistas.
Passei momentos especias com a família em Bh, muitos passeios em lugares inesquecíveis. Muito shopping, muitas compras e muito pão de queijo. Enfim, tudo que nós mulheres gostamos muito.
Li este artigo e achei muito interessante.
Férias x trabalho - buscando o equilibrio
Geralmente, nosso corpo avisa, através de sintomas físicos e emocionais, que chegou a hora de descansar um pouco. “Sabemos a hora de tirar férias quando o nivel de produtividade diminui prejudicando o próprio rendimento da pessoa, quando o nível de concentração já não é o mesmo” explica a psicóloga Erika Oliveira. Fora do trabalho, se você sofre de fadiga, dificuldade para dormir, irritabilidade ou se frustra com facilidade, cuidado! São sintomas de estresse e podem indicar a necessidade de férias.

Com a instantaneidade da comunicação, as pessoas não largam de seus smartfones, blackberries, e não conseguem se desligar do que está acontecendo no trabalho. Isso não é bom! “Manter o telefone ou email de trabalho ligado durante as férias com certeza atrapalha. As pessoas precisam se conscientizar de que os problemas do trabalho podem ser resolvidos por outras pessoas. Em nossas férias não devemos ter preocupações ou cobranças, pelo contrário, devemos ter tranquilidade e serenidade” afirma Erika.

Decidimos tirar férias e então surge a dúvida: para onde ir? O que fazer? É importante dedicar este tempo para fazermos aquilo que gostamos. Segundo a psicóloga: “Com certeza um ambiente agradável como a praia ou o campo são recomendados, atividades físicas são sempre bem-vindas pois promovem o bem-estar. Contudo, o mais interessante é que a pessoa busque atividades que lhe tragam prazer. Por exemplo, uma pessoa gosta de cozinhar, uma pessoa gosta pintar, outra gosta de dançar, meditar, ficar com família, ou seja, não importa qual a atividade,

o que importa é fazer algo de bom para si mesmo.

Seguindo esta simples instrução podemos colher os benefícios que as férias nos trazem, que são diversos e, às vezes, nem percebemos: “Férias nos trazem o poder de refletir melhor sobre nossas vidas, o equilíbrio necessário para planejar melhor quais as trilhas que queremos seguir, a possibilidade de enxergar os pontos positivos e os pontos negativos que cometemos no passado, ou de simplesmente relaxar. É um período de renovação de energia”, explica afirma Rogério Brandão, especialista em recursos humanos. “Se você realmente aproveitou suas férias, vai saber alimentar suas ideias da melhor forma possível para voltar ao trabalho firme e forte. É saber diferenciar a hora de trabalhar e a hora de descansar”, acrescenta ele.


Erika Oliveira (CRP: 06/77939) e Rogério Brandão são psicólogos e especialistas em RH

3 comentários: